A riqueza da vida está nos olhos de quem sabe apreciá-la. O OLHAR que sabe avaliar, amar, respeitar, que envelhece com o decorrer do tempo, mas não com a alma que adquiriu a sabedoria. Saber OLHAR o hoje é a garantia que você sabe valorizar tudo que o cerca, é caminhar com a certeza de que realmente OLHA o mundo que vive. É sentar sob a sombra de uma árvore e saber que ela é única, que seu mundo a preservou e que as gerações futuras ainda poderão vê-la, “Antes que o Mundo Acabe”.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Um paraíso de Cananéia

Depois da aventura no manguezal, fomos para a praia relaxar um pouco. Mas não deixamos de aprender sobre esse ecossistema! Deve ser o mais conhecido por todos né? Bom, mas há muitas curiosidades sobre ele que vocês ainda não conhecem...
A praia é sem vegetação, varrida pelas águas do mar, o que impede a germinação de qualquer tipo de semente. De acordo com os seres vivos que lá habitam e as condições que são encontrados, a praia pode ser dividida em supralitoral, mesolitoral e infralitoral. Alguns exemplos de seres que sobrevivem nesse ecossistema são:
Infralitoral: estrela de nove braços, siri azul, siri-chita e bolacha da praia.
Mesolitoral: sarnambi, camarão de areia, verme poliqueta, tatuíra, pulga da praia e molusco bivalve.
Supralitoral: caranguejo maria-farinha, tesourinha, capim e ipomeia.

A praia da Ilha do Cardoso é muito preservada, é prazeroso estar nela. Um lugar com areia limpa e águas claras. Enquanto caminhávamos, o que nos chamou muito a atenção, era a quantidade de águas vivas mortas presentes na areia. Algumas espécies de caranguejos entram nela como abrigo... Um dos acontecimentos que fez esse momento valer a pena para muitos, foi poder ver de perto golfinhos! Sim, de perto mesmo! No mar da ilha, muitos golfinhos chegam à centímetros de você! 
Nos divertimos com os monitores que nos
acompanharam nessa viagem, jogamos bola, nos banhamos no rio, aproveitamos o mar, enfim, ficou marcado para sempre!
  


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário