A riqueza da vida está nos olhos de quem sabe apreciá-la. O OLHAR que sabe avaliar, amar, respeitar, que envelhece com o decorrer do tempo, mas não com a alma que adquiriu a sabedoria. Saber OLHAR o hoje é a garantia que você sabe valorizar tudo que o cerca, é caminhar com a certeza de que realmente OLHA o mundo que vive. É sentar sob a sombra de uma árvore e saber que ela é única, que seu mundo a preservou e que as gerações futuras ainda poderão vê-la, “Antes que o Mundo Acabe”.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dança típica

Esse post vai ser sobre a dança típica de Cananéia: o fandango.
Muitos podem achar que é nome de salgadinho KKK. Na verdade, o significado da palavra vem do latim "findiciare" e significa "tocar lira", um intrumento utilizado pelos latinos.
O fandango é um gênero musical e coreográfico fortemente associado ao modo de vida da população caiçara. Era a principal diversão e momento de socialização dessas comunidades, estando presentes em festas religiosas, batizados, casamentos e carnaval.
Os instrumentos utilizados são principalmente as violas e outros diferentes de sua cultura. Sem contar os tamancos de madeira resistente utilizados nas coreografias para fazerem som! É conhecido pela dança onde batem-se os pés e as palmas.

Ah! A comida caiçara é deliciosa! No próximo post falamos um pouquinho dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário