A riqueza da vida está nos olhos de quem sabe apreciá-la. O OLHAR que sabe avaliar, amar, respeitar, que envelhece com o decorrer do tempo, mas não com a alma que adquiriu a sabedoria. Saber OLHAR o hoje é a garantia que você sabe valorizar tudo que o cerca, é caminhar com a certeza de que realmente OLHA o mundo que vive. É sentar sob a sombra de uma árvore e saber que ela é única, que seu mundo a preservou e que as gerações futuras ainda poderão vê-la, “Antes que o Mundo Acabe”.

domingo, 31 de outubro de 2010

Lugar turístico

Nos dois primeiros dias de viagem, passamos a maior parte do tempo na Ilha do Cardoso, um dos principais locais que atraem tantos turistas. Mas caminhando, aprendendo e principalmente vendo Cananéia, vimos que a cidade tem muita coisa interessante para mostrar!
As casas cheias de histórias com estilo colonial, lembra bastante Salvador com as cores. Alegrando as ruas, suas janelas e portas são enormes, podendo ver o ambiente por dentro. 
Vocês já ouviram falar em eira, beira e tribeira? A cidade de Cananéia, é um exemplo que mantém essa característica até hoje do período colonial. Esses nomes vem das telhas que cobrem as casas. Os que tinham apenas a eira, eram os de menos posse, os que tinham a eira e beira, eram os de classe média, e os com eira, beira e tribeira, os mais ricos.









Revendo essas fotos ficamos até com saudades! E vocês? Ficaram com vontade de conhecer esse lugar tão turístico? Se ficou, aposto que Rafael e Nanny, nossos guias turísticos adorariam apresentá-lo para vocês. Eles, que guardam um sentimento e uma vontade de preservar muito forte por essa cidade, essa cidade de que vivem. Sim, é suficiente sobreviver de guia turístico lá. Confiram a entrevista que fizemos:

Reportagem
Carolina: Que tipo de turistas vem visitar Cananéia?
Rafael: Depende... Feriados mais famílias e inverno escolas.
Carolina: E o que você tenta mostrar sobre a cidade para essas pessoas?
Rafael: Ah, o que a cidade tem de legal, partes históricas, trilhas, cachoeiras... e o seu potencial.
Carolina: O que tem mudado em Cananéia?
Rafael: A cidade tem aumentado, mais pessoas, mais turistas, melhores restaurantes...
Carolina: Qual lugar as pessoas mais gostam de conhecer?
Rafael: Depende também. Os mais idosos, as escunas, restaurantes, centros históricos e a Ilha do Cardoso. Já escolas, jovens, a praia.



Espero que tenham gostado! Já já mais posts para vocês!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Para começar...

Primeira postagem aqui no blog "Cananéia, muito mais que uma simples cidade"! E é exatamente isso que vamos mostrar para vocês. Que Cananéia, não é apenas uma "cidadezinha" como muitos vêem, e sim, uma cidade cheia de culturas, características do período colonial, com diferentes ecossistemas, rica em biodiversidade, etc... Bom, vamos deixar as explicações para mais tarde.
Nosso grupo é formado pela Bruna Fedele, Carolina Lima, Giovanna Pacheco, Julia Russo e Livia Deluqui, e tivemos a sorte de irmos com a escola para conhecer esse local histórico, como um dos objetivos de trabalhar em cima do tema do livro "Antes que o Mundo Acabe". Um livro, onde nos fez repensar sobre a importância de preservarmos o mundo hoje, como ele é, esquecendo a globalização. 
Agora, queremos dividir um pouquinho do que vimos e aprendemos com vocês... Se ficou curioso, então siga-nos e conheça tudo sobre Cananéia antes que ela acabe!